x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

08
04

Programa social promovido em parceria com UFScar dá frutos na região

O primeiro ano do cursinho "Talentos do Futuro", fruto da parceria entre o Objetivo Sorocaba e o projeto "Futuro Cientista", da UFScar - campus Sorocaba, foi um sucesso. Pioneiro, o programa social visa dar oportunidade a estudantes de escolas públicas de ingressarem nas principais universidades do país, por meio de um cursinho preparatório ministrado por alunos da própria UFScar.

Oito estudantes alcançaram a tão sonhada aprovação, sendo quatro deles em instituições de ensino públicas. As aulas aconteciam de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h40, na unidade Centro do Objetivo Sorocaba. A escola ofereceu, além da infraestrutura, material didático e a mesma grade curricular do curso pré-vestibular da instituição. Ao todo, foram seis meses de cursinho ao longo de 2015.

De acordo com Carlos Eduardo D?Andretta, diretor do Objetivo Sorocaba, para haver uma sociedade melhor, é preciso criar oportunidades aos jovens. "É uma questão de responsabilidade social. O que me deixa entusiasmado é a certeza de que eles saberão retribuir para a sociedade a oportunidade que tiveram. Quando o professor Fábio de Lima Leite, diretor do projeto 'Futuro Cientista', procurou-me com a ideia da parceria, tive a certeza de que naquele exato momento estava nascendo uma oportunidade ímpar para aqueles estudantes. Confesso que nem pensei muito, apenas disse: 'não sei como vamos fazer, mas vamos começar!".

Para Gustavo Henrique dos Santos Paula, que fará Análise de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo - campus Boituva (IFSP), o cursinho foi determinante em sua aprovação. "Aprendi conteúdos que não foram ensinados na minha antiga escola. E foi por causa destes assuntos assimilados durante o cursinho que tive a oportunidade de ingressar no ensino superior e para o curso que sempre quis", declarou.

Lincoln Gonçalves Cordeiro da Silva foi aprovado em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (UFABC). "O cursinho preparatório foi muito importante para minha aprovação na UFABC. Tive o apoio dos professores da UFScar e de coordenadores do Objetivo Sorocaba. O curso nos estimula a sonharmos alto e acreditarmos que podemos chegar à universidade pública. Sinto-me realizado por fazer parte da Universidade Federal do ABC. Devo esta conquista ao projeto ?Futuro Cientista? e a todo o suporte do Objetivo Sorocaba", disse.

Já Oiran Miranda Cardoso Quadros estudará mais perto de casa. O jovem foi aprovado em Geografia pela UFScar - campus Sorocaba. "O cursinho foi muito bom. Se esta oportunidade não tivesse surgido, dificilmente teria passado no vestibular, pois não teria condições de arcar com um cursinho pago. Os professores estavam sempre à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar na resolução dos exercícios. Deram-me todo o apoio, principalmente em disciplinas que tive mais dificuldade como Matemática e Física", contou.


?Futuro Cientista?
O programa, que tem como objetivo descobrir futuros talentos para a ciência, é uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus Sorocaba, em parceria com o Objetivo Sorocaba, Universidade de Sorocaba (Uniso), Gerdau e as prefeituras de Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Pilar do Sul e São Roque.
O PFC propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

Comentários