x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

11
07

Professora do Objetivo Sorocaba participa do Congresso Mundial de Educação na Irlanda

Professora foi uma das pioneiras no uso do Team Based Learning no Ensino Fundamental

 

World Congress on Education (WCE) é um evento anual que reúne os melhores educadores e acadêmicos de todo o mundo, a fim de discutir abordagens metodológicas e buscar o avanço de teorias e práticas na educação. Dessa forma é possível que profissionais com interesses interdisciplinares troquem conhecimento, promovam pesquisas e a evolução da pedagogia.

Tendo isso em mente, é uma grande conquista para o Objetivo Sorocaba ter um de seus professores convidados para o evento. A professora Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan, que ministra aulas de Química e Física no Objetivo Sorocaba, é uma das primeiras professoras a utilizar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes no Ensino Fundamental.

A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), ou Team Based Learning (TBL), é uma forma de aprendizagem colaborativa que consiste na formação de equipes de alunos. Nessa metodologia, os professores buscam extrair o melhor do trabalho em equipe, para fazer com que os alunos solucionem os problemas de maneira cada vez mais autônoma.

Através da ABE, o estudante tem a oportunidade de se preparar com um material fornecido pelo educador antes da aula. O professor então deixa de ser uma figura autoritária e passa a ser um facilitador do conhecimento. Isso não apenas torna o ambiente mais igualitário, como também estimula a cidadania do aluno, a autonomia no aprendizado e a livre expressão.

Essa metodologia era utilizada, geralmente, no Ensino Superior e, principalmente, na área da Saúde. Após ter contato com o método durante seu mestrado, a professora Nathalie se encantou e passou a trazê-lo para a sala de aula.

 

"Foi um desafio, para mim, preparar essas aulas e aplicá-las com os alunos, mas foi um desafio muito gostoso, pois os resultados foram muito positivos", disse a professora. "A melhoria na aprendizagem dos alunos foi visível através das provas bimestrais aplicadas, o que me deixou muito feliz".

 

Após os resultados, a professora Nathalie encaminhou um artigo para o WCE, que aprovou a apresentação do projeto. Esse ano, o congresso ocorre em Dublin, na Irlanda. Para saber mais, acesse http://worldconedu.org/ .

Comentários