x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

24
03

Objetivo Sorocaba participa de Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual

Alunos das unidades Centro, Portal e Zona Norte participaram, na tarde de terça-feira (15), da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual (OBMV), criada no ano passado por estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). É a primeira vez que os alunos do Objetivo Sorocaba participam da disputa.

A avaliação, realizada nos laboratórios de informática da instituição, reuniu mais de 100 alunos do Ensino Fundamental e Médio. O desafio consiste em um conjunto de questões de múltipla escolha, onde apenas uma alternativa é a correta. Na segunda fase, os participantes fazem questões dissertativas, onde todas devem ser justificadas. São classificados para a segunda fase somente 10% dos alunos que obtêm maior número de acertos na primeira fase. Aos ganhadores serão concedidos medalhas e certificados de menção de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

"O mais importante de tudo é a motivação que o desafio traz. Participar de um evento como este instiga o aluno a estudar e se envolver mais com a matemática. Independentemente do resultado, o que importa é a participação e o acúmulo de novos conhecimentos", declarou Cláudia Bonilha Massuela, professora de língua portuguesa e uma das responsáveis pela organização da prova no Objetivo Sorocaba, juntamente com o professor de Ciências, Carlos Eduardo Guariglia.

Para João Pedro Guimarães Martins, aluno do 6º ano do Fundamental, o nível de dificuldade da prova foi mediano. "O assunto que mais tive facilidade foi potência, acho que fui bem. É a primeira vez que participo de uma olimpíada de matemática". Lorenzo Mirto, também do 6º ano do Fundamental, contou: "Tinha questões fáceis e algumas mais difíceis, mas acho que deu tudo certo".

Gustavo Bueno, estudante da 1ª série do Ensino Médio, achou a prova bastante difícil. "Vários assuntos complexos, foi um desafio mesmo. Mas é bom para aprimorarmos o conhecimento nesta área". Gabrielle Corrêa, aluna da 2ª série do Ensino Médio, contou que a avaliação exigiu tanto conhecimento teórico da matemática quanto raciocínio lógico. "É uma prova com um nível elevado de dificuldade. Mas se o aluno se concentrar  consegue resolver várias questões. Achei as perguntas de probabilidade mais tranquilas, ao contrário das que envolviam a parte de ângulos", disse.

Participam da olimpíada, considerada a primeira competição virtual de matemática do Brasil, cerca de vinte escolas públicas e privadas de todo o país, além de interessados que se inscrevem individualmente. A estimativa da organização é que, neste ano, façam a prova no mínimo três mil pessoas - número superior ao ano passado, quando ocorreu a primeira edição.

A OBMV tem como objetivo estimular o gosto pela matemática e preparar os competidores para desafios maiores, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Canguru de Matemática e Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), entre outros.

Canguru de Matemática

Já na quinta-feira (17), cerca de 150 alunos do Ensino Fundamental e Médio das três unidades

participaram da olimpíada Canguru de Matemática. O desafio é focado na lógica e, diferentemente das demais olimpíadas, o tempo de resolução da prova é reduzido e erros de questões geram descontos na nota. É uma olimpíada que se assemelha a um jogo, onde a estratégia é tão importante quanto o conhecimento.

Segundo Carlos Eduardo Guariglia, professor de Ciências do Objetivo Sorocaba, é o quarto ano consecutivo que a escola participa. "A olimpíada Canguru de Matemática recebe este nome por ter começado na Austrália. Hoje, porém, acontece simultaneamente em mais de 40 países", explicou.

Comentários