x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

25
01

Intercâmbio de práticas inspira ideias inovadoras entre alunos e docentes

Está no DNA do Objetivo Sorocaba o compartilhamento de experiências dentro e fora da sala de aula. Seguindo esta premissa, diretores, corpo docente, coordenadores e alunos participaram nos dias 19 e 20 de janeiro, na unidade Portal, de um intercâmbio de práticas desenvolvidas no último ano. São cases de sucesso que otimizam o ensino e levam alunos e professores a vivências singulares no processo de aprendizagem. O objetivo foi inspirar ideias inovadoras para 2016.

Para Alexsandro Sunaga, idealizador do projeto "A Fábrica de Jogos", ao observar a prática dos colegas, os professores acabam aprimorando o próprio trabalho. "Percebo que, muitas ideias que eles aplicam no dia a dia, eu também posso executar em minha disciplina, de uma forma que possa instigar meus alunos a expandir os estudos nas mais diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, física e química. São ideias diferenciadas que ampliam o campo de aprendizagem deles, e isso é muito interessante" afirma.

"Gostei muito das apresentações, foram muito ricas. Esta troca é importante porque a gente precisa desse intercâmbio, aprender novas práticas em sala. Espero que todos aproveitem ao máximo as experiências compartilhadas. Estou levando um pouquinho de cada projeto comigo", contou a professora Daniele Pereira.

O professor de expressão corporal e artes cênicas da instituição, Francisco Antônio Neto, identificou um interesse significativo dos alunos pela prática do teatro. "Esse intercâmbio é interessante para conhecermos novos métodos e nos reinventarmos dentro da nossa própria disciplina. É importante entendermos esse processo que acontece dentro da escola para darmos continuidade ao trabalho desenvolvido junto aos alunos. Percebi o interesse dos estudantes das outras unidades pelas artes cênicas e me coloquei à disposição para ajudar no aprimoramento desta importante área do conhecimento", disse.

Segundo a educadora Giovanna Sotilo Tabarro, o intercâmbio de práticas no início do período letivo é essencial, pois aproxima os professores e promove o compartilhamento de novas ideias que poderão ser realizadas ao longo do ano. "No dia a dia, um não sabe o que o outro faz em sala de aula e o seminário de práticas auxilia neste sentido", declarou.

Os alunos também contribuíram significativamente com o encontro. Compartilharam trabalhos desenvolvidos ao longo de 2015. A proposta é que eles saiam da condição passiva e passem a exercer, cada vez mais, o protagonismo acadêmico dentro da escola. Essa iniciativa desenvolve neles habilidades como autoria acadêmica, compartilhamento de ideias e pontos de vista, desenvoltura nas apresentações em público e network, entre outras aptidões. Para a aluna Isabela Cardia, é enriquecedor compartilhar experiências pessoais. "Dar e receber conhecimento é muito valioso. Fico muito feliz em poder participar disso tudo", contou.

Comentários