x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

12
04

Cotidiano Responsável: Consumismo e imagem norteiam primeira edição do ano

O Objetivo Sorocaba realizou na noite de quinta-feira (7), na unidade Portal, a primeira edição de 2016 do programa Cotidiano Responsável, que promove, por meio de mini bate-papos, o diálogo entre a escola e a família do aluno. O assunto da vez foi "Consumismo e imagem, uma aula de PDPS para pais", com mediação do sociólogo, psicanalista e professor do Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS) da instituição, Bruno Marte.

"A disciplina trabalha dilemas morais nos alunos e o que eles podem fazer para conviver da melhor maneira possível. Durante as aulas, temas como educação moral, filosofia, valores, dilemas, convivência harmoniosa, responsabilidade e autocrítica são debatidos e colocados em xeque pelos estudantes. A ideia é provocar a reflexão e o senso crítico neles", detalhou o educador

O PDPS, explica Marte, surgiu em 1996, no Objetivo Sorocaba, por meio do projeto Cérebro, e, atualmente, é aplicado em diversas unidades do grupo Objetivo. "É uma disciplina exclusiva da instituição. Nas aulas, posicionamos as carteiras em forma de círculo, de modo que os alunos possam ver uns aos outros e debater os temas propostos", disse.

"A dinâmica objetivou reunir pessoas que pensam de maneiras diferentes, mas que podem promover um debate saudável e livre de conflitos." - Elide Martins Rodrigues (Diretora)

No encontro da última quinta-feira, o sociólogo propôs uma dinâmica instigante: reproduzir com os pais uma aula de PDPS. Os participantes foram divididos em grupos, sendo que cada um teria de apresentar um questionamento aos demais sobre temas que envolviam consumismo e publicidade infantil. Levantaram-se questões como "só a mídia influencia a imagem?", "devemos aceitar representar os estereótipos criados por ela como um manual de como viver e relacionar-se em sociedade, como um modelo a ser copiado?" e "como agir diante da mídia que procura nos ensinar o que, onde e como consumir para que sejamos aceitos?".

Participaram da atividade, além dos pais, professores da escola e a diretora Elide Martins. Os assuntos deram o que falar. "Apesar de o consumismo fazer parte do nosso dia  a dia, procuro trabalhar em meus filhos valores como cidadania e respeito ao próximo. Mostrar a eles que nem tudo é comprar", partilhou uma das mães. "Quando meu filho pede alguma coisa, eu lhe recordo: você tem seu próprio dinheiro e pode comprar. Funciona como mágica, ele desiste na hora", brincou outra.

Segundo a diretora do Objetivo Sorocaba, "a dinâmica objetivou reunir pessoas que pensam de maneiras diferentes, mas que podem promover um debate saudável e livre de conflitos. É a construção do conhecimento e a partilha de valores", destacou.

 

Cotidiano Responsável

O programa promove o diálogo entre a escola e a família do aluno por meio de mini bate-papos. Os encontros reúnem pais e professores para uma conversa descontraída sobre educação, cotidiano da escola, fases do desenvolvimento, projetos, atividades, diferenciais e novidades do universo pedagógico.

Comentários