x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

22
11

A importância da inteligência emocional

Por que a inteligência emocional é um atributo cada vez mais necessário, principalmente entre os jovens  

Lidar com sentimentos. Com os nossos, com os dos outros. A inteligência emocional é, com certeza, a melhor maneira de humanizar a velocidade da vida moderna. Em tempos tão objetivos, onde segundos valem ouro, quem possui atributos como autocontrole e empatia se sobressai. Não só como um profissional mais completo, mas como alguém mais humano.

Algumas perguntas são fundamentais para medir sua capacidade de lidar com as próprias sensações:

  • Você consegue se colocar no lugar do outro?
  • Você cria suas próprias motivações para alcançar um objetivo?
  • Você tem autocontrole?

Se a resposta for negativa para todas elas, não é motivo para preocupação. Ninguém nasce com inteligência emocional, ela é adquirida e trabalhada com tempo.

Para Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos. O especialista aponta que a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos interpessoais. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano ? como compreensão e gentileza ? têm mais chances de sucesso.


Inteligência emocional na juventude

A juventude talvez seja a fase em que mais temos dificuldade de lidar com sentimentos e, por vezes, sequer conseguimos entendê-los. O papel da família é importante no equilíbrio das emoções desde o período da infância. Estabelecer diálogo, equacionar liberdade com limites e estimular a autonomia no ser em construção é essencial. Mas a inteligência emocional é uma característica que deve ser trabalhada.

Muitos adolescentes são classificados erroneamente como problemáticos, quando na realidade seu problema não é cognitivo, e sim emocional: têm dificuldades para administrar suas emoções e impulsos. Isso porque todo o nosso pensamento está orientado para nos manter em um conforto emocional. É difícil encontrar o equilíbrio quando não nos sentimentos bem, por mais racionais que sejam as circunstâncias.

Para o jovem empreendedor, a inteligência emocional é o caminho para seu próprio desenvolvimento em um ambiente de trabalho diversificado. Elaborar a autoconfiança, o autocontrole e automotivação são princípios básicos para alcançar o sucesso. Não é só você que ganha adquirindo esses atributos, mas todo o universo ao seu redor, da equipe aos clientes.  

O Objetivo Portal, sabendo da importância do tema, traz a palestrante Elza Gomes Notaro para um debate fundamental. A palestra O que é inteligência emocional e como desenvolvê-la tem por objetivo socializar resultados de anos de estudos e pesquisas. Esses estudos são voltados para a área do desenvolvimento humano no que diz respeito às aprendizagens cognitivas e comportamentais. A neurociência, por sua vez, é a base dessas pesquisas. O evento é gratuito e acontecerá no dia 28, às 19h. Inscreva-se agora e garanta sua participação!

Comentários