x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Blog Cultural

Selecione uma categoria

01
04

Volta ao mundo da literatura (terceira parada: Inglaterra)

Inglaterra

 

Confiem em mim: a Inglaterra sem Dickens perde muito de sua graça. É quase a mesma coisa que excluirmos Machado de Assis do Brasil. O primeiro passeio pela Inglaterra deve ser feito de mãos dadas com Charles Dickens. Não estou dizendo que tudo começou com Dickens. Aqui, a proposta, em termos cronológicos, é bagunçada mesmo. Voltando ao principal: iniciem com Dickens ("As aventuras do Senhor Pickwick", "Oliver Twist, "David Copperfield", "Tempos difíceis", "Um conto de duas cidades" e "Grandes esperanças"). Vocês sabem que os grandes escritores possuem várias facetas. Como se eles fossem casas enormes contendo várias janelas. Tudo dependerá da vocação do leitor. Por exemplo, há, em Dickens, coisas maravilhosas para todos os gostos: denúncia social das mais agudas; construção de personagens (caricaturas) inesquecíveis; mudanças bruscas de cenários e de sortes; páginas que arrancam gargalhadas; páginas de cortar o coração. Em suma, Dickens é daqueles raros escritores que parecem conhecer todos os cantos da sociedade e do indivíduo.

Depois de Dickens, recomendo um passeio por uma região inglesa das mais interessantes: a região do humor. Os ingleses são os campeões mundiais do humor na literatura. Nessa região, por favor, não deixem de visitar "A vida e as recordações do cavaleiro Tristram Shandy" (Lawrence Sterne) e "O livro dos esnobes" (Thackeray).

A visita pode ser encerrada com o estupendo "Na pior em Londres e em Paris", de George Orwell. Trata-se de um livro menos conhecido, o que é uma injustiça. Tenho certeza de que vocês concordarão comigo. É um relato jornalístico com brilho de romance. Uma espécie de "lado B" dessas duas cidades. A vida plena está nos contrastes.

Comentários